Máscaras de Saturação

Quando tratamos uma imagem,focamo-nos em ajustar, luminosidade, limpar pontos de sujidade, Color Grading e quando tratamos a saturação resultados ficam aquém do esperado, cores muito saturadas totalmente irreais e em certos casos com introdução de artefactos.
Um dos métodos de controlar a saturação é através de uma máscara de saturação.

O que são máscaras de saturação?

São essencialmente um mapa em escala de cinzas de valores de saturação dos pixéis. As máscaras de saturação visam especificamente tons saturados da imagem. Cores altamente saturadas são brancas ou muito claras na máscara e cores não saturadas são preto ou cinza escuro. Estas máscaras fornecem um método conveniente para equilibrar a saturação na imagem.

São muito parecidas com as máscaras de luminosidade. Mas, em vez de mapear a luminância da imagem mapeiam a saturação.

Vamos iniciar com esta imagem da autoria de ©Sebastian Arie Voortman, onde apliquei saturação usando o Hue/Saturation aqui com três versões:

  1. A versão sem saturação, imagem original
  2. Com saturação global com Hue/Saturation
  3. Com saturação, a mesma de cima mas filtrada pela máscara
  4. A máscara que foi criada e usada.

Uma das vantagens ao usar uma máscara de saturação, ou mesmo noutro método, máscaras de luminosidade, as transições entre zonas já possuem a suavização baseada na informação dos pixéis.
Não existe necessidade de fazer uma seleção e usar feather ou aplicar o mesmo após até acertar na quantidade necessária

A importância da Saturação

Os seres humanos, são atraídos por cores fortes ou mais saturadas, basta lembrar as marcas de material fotográfico tinham na sua oferta filmes onde as cores sobressaiam, um exemplo disso, um dos meus filmes favoritos o Fuji Velvia, neste link uma análise por Ken Rockwell deste filme que mais tarde apareceu com a sensibilidade de 100 e que na altura veio fazer concorrência a outro filme, o Kodachrome 50, ambos filmes com cores saturadas.

Mas ter todas as cores muito saturadas numa imagem não é o ideal, estas vão começar a “competir” umas com as outras.
Vamos usar esta imagem com uma gama maior de cores, da autoria de ©Taryn Elliott a saturação das cores aliada á composição fazem com que seja apelativa para o nosso olhar.

©Taryn Elliott / Pexels

Se removermos a saturação a imagem perde o seu impacto. A composição obviamente mantém-se mas os tons ficam desvanecidos e sem piada.

©Taryn Elliott / Pexels

Se eu fizer o mesmo que fiz com a imagem de abertura levando os valores ao extremo

+100 Saturation

O efeito parece saído do filme Predador.
Mas se criáramos uma máscara para controlar o efeito, este torna-se mais agradável ao olhar. Reduzi dos +100 para +80 de saturação e acrescentei +10 no separador de Lightness.

Mascara +80 Saturation e +10 Lightness
Máscara esquerda e sem máscara direita

O que é a Saturação?

Quando falamos de saturação falamos da pureza ou intensidade da cor. Define-se por um intervalo de cor pura (100%) a cinza (0%) com um nível de luminosidade constante.
Se olharmos para a Color Picker do Photoshop:

Color Picker

Vemos que ao mexermos na caixa principal modificamos o Brilho, a Saturação e no gradiente ao forma de arco-íris modificamos o HUE / Matiz. Dos vários modelos que vemos possuímos no topo HSB, ao mover o cursor na horizontal, pode ser no topo ou mesmo no fundo, os valores que se movem neste modelo são os de S

Saturação

Aqui movo na vertical mas mantenho o cursor no canto dos 100% de saturação e vemos que o brilho também muda , já que estou a mexer em duas condicionantes, mas a saturação mantem-se a 100%, se fosse no canto esquerdo teria 0% se fosse a meio 50%, desde que o faça em linha reta na vertical a saturação será sempre a mesma referente a essa posição.

Saturação e Brilho

Como Criar a Máscara?

As máscaras de saturação são muito fáceis de criar, embora o método não seja totalmente óbvio já que usamos um ajuste que pouco obvio, O Selective Color mas como camada de ajuste pois não pretendemos modificar a informação da imagem de forma permanente.

Iniciamos o processo por criar uma camada de ajuste de Cor Seletiva / Selective Color e usamos em modo “Absolute” para garantir que os ajustes necessários sejam independentes da quantidade de cor realmente presente em cada pixel.
De seguida, para todas as cores no menu “Colors:” (vermelhos, amarelos, verdes, cianos, azuis, magentas), mover o controlo em “Black” totalmente para a esquerda até -100%. EM TODAS

Selective Color Cores

Para as não restantes (Brancos, Neutros, Pretos), mova o controle “Blacks” totalmente para a direita até +100%.

Pretos Cinzas e Brancos

A imagem após este ajuste fica com um aspeto “estranho” mas é esta a máscara de saturação
Numa máscara de saturação, as cores completamente saturadas (100% de saturação) devem ser brancas. As cores sem saturação devem ser pretas e as cores intermediárias devem aparecer como tons intermediários de cinza que correspondam ao seu grau de saturação.

Máscara

Colocar tudo a trabalhar.

De modo a poder transferir o resultado para uma máscara ou salvar o mesmo para um canal Alpha de modo a salvar o resultado caso alguém ou mesmo nós por distração acabemos por apagar a camada de ajuste basta seguir estes passos:

  1. Com a camada de ajuste de Selective Color ainda na imagem, ir ao painel de Canais.
  2. Colocar o cursor em cima do canal RGB e clicar em Crtl / Cmd +Clic botão esquerdo.
  3. A seleção correspondente á luminosidade é carregada.
  4. Desativar ou remover a camada de Selective Color (não é necessária mas pode optar por manter não pode é estar Ativa / Visível)
  5. Com a seleção ativa clicar no símbolo no painel de camadas, circulo meio preto meio branco e escolher Hue/Saturation ou ir a Menu>Layer>New Ajustment Layer>Hue Saturation, (são duas forma de fazer, a ultima pelo menu permite dar nome à camada sem grande ginástica de dedos, mas também é possível fazer isto usando o botão direito do rato com Alt e selecionado a camada de ajuste que se pretende)
  6. E o processo está concluído, a camada de ajuste possui agora a máscara de saturação. Cada vez que existir uma seleção carregada e se pedir para aplicar uma camada de ajuste, esta seleção é transferida para a máscara da camada.

Este será o aspecto do painel de camadas, assumindo que não apaga a camada de Selective Color e apenas possui uma camada de Hue/Saturation aplicada.

Hue / Saturation

Tal como nas máscaras de luminosidade, onde temos duas máscaras principais, Sombras e Altas Luzes, podemos ainda criar para os meios tons, nas máscaras de saturação temos igualmente duas que tal como a de Sombras e Altas Luzes, são o inverso.

A máscara de Vibrance.

Se aplicarmos uma camada de Vibrance basta inverter a máscara de saturação.
Eis uma forma muito rápida de copiar uma máscara para outra camada.

  1. Aplicar uma camada de Vibrance.
  2. Clicar em Alt / Option e manter ao arrastar a máscara da camada de saturação para a de Vibrance.
  3. Ok na pergunta que o Photoshop faz.
  4. Clicar nessa máscara e Crtl / Cmd + I para inverter e está feito.

*na imagem por momento antes de inverter aparece o símbolo de seleção, deve-se ao facto de usar o Crtl / Cmd antes de clicar no I

Máscara de Vibrance
Vibrance +80 sem máscara e com

Em cima vemos uma camada de ajuste Vibrance aplicada com +80 de Vibrance, do lado esquerdo com a máscara descativada e do lado direito ativa. Aqui apenas foi usada uma camada de Vibrance

De modo a não ter de repetir tudo cada vez que pretende aplicar este método a outras imagens basta gravar o processo como uma ação.
Ou usar a minha 🙂
Saturação e Vibrance

Published by

José Gonçalves

Formador de Photoshop e Lightroom e área da fotografia, onde trabalho há mais de 25 anos

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